Climate Change Threatens the Geographic Distribution of Cupuaçu More Than Cacao: Insights from Ecological Modeling in Brazil

Visualizações: 140

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15451/ec2025-09-14.31-1-18

Palavras-chave:

Ecological modeling, Biodiversity, Sustainability

Resumo

The perpetuation and evolution of vegetal species can be impacted by climatic changes, and the projection of edaphoclimatic adaptation areas can be studied through ecological modeling. This study aimed to predict the distribution of Theobroma cacao L. (the cacao tree) and Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K. Schum (the cupuaçu tree) under current and future scenarios to identify areas suitable for environmental adaptation, conservation, and sustainable use. Ecological niche modeling was applied using 33 environmental variables. Results indicated that the cupuaçu tree is more vulnerable to climatic variations, with projections showing a relevant reduction in suitable areas in the Cerrado and Amazon. In contrast, the cacao tree demonstrated greater resilience, with potential expansion into areas such as the Pampa and Atlantic Forest. The modeling confirmed that climatic changes will negatively impact both species, with the cupuaçu tree facing higher susceptibility to loss of suitable areas, while the cacao tree may expand into new territories with appropriate environmental conditions. The study underscores the need for conservation efforts and sustainable use to contribute to the perpetuation of species, drawing from the wisdom of Indigenous peoples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Souza Tomaz, Universidade Federal do Amazonas

Formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (2014), possui mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Doutorado em Agronomia Tropical na área de Produção Vegetal pela UFAM (2021) e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016). Atualmente, realizando estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM. Desenvolve pesquisas no laboratório de genética Vegetal da UFAM, atuando em projetos voltados a espécies florestais indicadas para a fitorremediação de ambientes contaminados por elementos traços por meio da Espectroscopia de fluorescência de raios-X de reflexão total TXRF, melhoramento genético florestal, nutrição mineral de plantas, conservação genética e modelagem de nichos ecológicos de espécies vegetais.

Caroline de Souza Bezerra, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (2014), Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2017) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia agrícola, fitopatologia, biotecnologia, produção, biometria, cafeicultura, agropecuária, nutrição mineral de plantas, conservação genética e melhoramento genético de espécies vegetais. Atualmente desenvolve pesquisas no laboratório de melhoramento genético vegetal da UFAM, com pesquisas voltadas à espécies agronômicas e florestais e à produção de enzimas por fungos. Possui domínio da técnica de Espectroscopia de fluorescência de raios-X de reflexão total -TXRF e modelagem de nichos ecológicos.

Maria Teresa Gomes Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência em atuação na Amazônia, com ênfase em Genética e Melhoramento de plantas. Atua principalmente nos seguintes temas: genética vegetal, melhoramento de plantas, domesticação de plantas, conservação genética de espécies amazônicas e genética quantitativa. É professora da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Agronomia e de programas de Pós-Graduação: PPGCASA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia), PPGCIFA (Programa de PósGraduação em Ciências Florestais e Ambientais) e PPGATR (Programa de PósGraduação em Agronomia). Atualmente é presidente da Rede Regional Norte de Recursos Genéticos (Regional Norte da SBRG) e Diretora das redes regionais na SBRG e Membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Amazônia Ocidental. Participou de diversas comissões da Capes, entre elas: avaliação 2010-2012 (Trienal 2013), avaliação 2013-2016 (Quadrienal 2017) e 2017-2020 (Quadrienal 2021).

Ricardo Lopes, Embrapa Amazônia Ocidental

raduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutor em Genética e Genômica da Palma de Óleo pelo Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement/França (2012). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001, lotado na Embrapa Amazônia Ocidental, desenvolvendo pesquisas, principalmente, em recursos genéticos e melhoramento de plantas. Credenciado para orientação nos cusos de Pós Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (ATU-INPA) e Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Ocupou o cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental entre junho de 2014 e novembro de 2017. Responsável pelo laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas da Embrapa Amazônia Ocidental.

Samuel Freitas de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, com foco de pesquisa na perda de nicho ecológico das espécies do gênero Copaifera e nas consequências das mudanças climáticas para as espécies florestais da Amazônia. Engenheiro Florestal, com sólida experiência em restauração ecológica e manejo florestal sustentável. Técnico de Campo no Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), atuando no projeto de Restauração Ecológica Produtiva. Interesse em bioeconomia, destacando a importância da Copaifera pela produção de oleorresina e seu valor para as comunidades tradicionais. Habilidades em planejamento e execução de atividades de campo. 

Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses, Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia.

Carlos Henrique Salvino Gadêlha Meneses possui título de bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (modalidade genética) pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado em Agronomia (modalidade biotecnologia e melhoramento vegetal) pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-Doc da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Agrobiologia - FAPERJ), em 2010, teve experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente no seguinte tema: Genômica funcional de microorganismos. Pós-Doc pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Fixação Biológica de Nitrogênio (2011) atuou no desenvolvido pesquisas na área de genômica, onde participou do projeto Riogene que sequenciou o genoma da bactéria diazotrófica endofítica Gluconacetobacter diazotrophicus. Hoje é professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba onde atua em projetos que envolvem a fase pós-genômica da interação da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus com arroz e o efeito mitigador dessa bactéria em arroz vermelho sob condições de deficiência hídrica; também atua na área de biotecnologia, desenvolvendo bactérias geneticamente modificadas, isolando e caracterizando sequências por meio de metagenômica e desenvolvimento de biomoléculas de interesse biotecnológico. Atua no Programa de Melhoramento Genético do arroz para região Nordeste com ênfase em Agrigenômica aplicada a arroz, caracteres quantitativos, melhoramento e variabilidade. Possui diversas colaborações internacionais com grupos de pesquisa dos Colômbia, Argentina e Alemanha.

Ananda Virginia de Aguiar, Embrapa Florestas

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Agronomia Sistema de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001-bolsa FAPESP) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás (2004- Bolsa Capes), Pós graduação em Gestão ambiental na UFSCAR-Rio Claro e pós doutorado na Universidade da Flórida (2016- Bolsa da Embrapa). Pesquisadora embrapa florestas - Embrapa Florestas em conservação e melhoramento Genético de Recursos Florestais e professora no curso de Pós Graduação em Agronomia (Sistema de Produção) - Universidades Estadual de São Paulo- Campus de Ilha Solteira. Bolsista Produtividade CNPQ, líder do Projeto Cooperativo de Melhoramento Genético de Pínus.

Helinara Lais Vieira Capucho, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas (2021). Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017), e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (2019). É membro dos Grupos de Pesquisa Sementes da Amazônia (INPA) e do Centro de Estudos em Manejo e Sistemas Florestais Integrados (UFOPA), ambos reconhecidos pelo CNPq. Tem experiência em sistemas agroflorestais, fenologia de espécies arbóreas, tecnologia de sementes e seleção de caracteres superiores em população de árvores nativas da Amazônia. Atualmente estuda estratégias de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia por meio do uso de isótopos estáveis.

Santiago Linorio Ferreyra Ramos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Engenheiro Agrônomo pela Universidad Nacional de la Amazonia Peruana (2001), com mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (2008), doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ, da Universidade de São Paulo - USP (2014) e Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP (2016). Atualmente é professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do curso de graduação em Agronomia no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET e de programas de Pós-Graduação: PPGCASA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia), PPGCIFA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais) e PPGCTS (Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Saúde) na UFAM. Tem experiência em atuação na Amazônia, com ênfase em genética de populações, sistema reprodutivo e fluxo gênico de espécies arbóreas da Amazônia. Atuando principalmente nos seguintes temas: genética vegetal de espécies florestais e palmeiras, pré-melhoramento genético de plantas, domesticação de plantas, conservação genética de espécies amazônicas, genética quantitativa e, reprodução convencional e in vitro de plantas. Participa de pesquisas com manejo e conservação de Ecossistemas Tropicais, silvicultura e sistemas agroflorestais, restauração de Áreas Degradadas, Sementes Florestais, Agricultura Familiar e Assinaturas Isotópicas

Referências

Aiello-Lammens ME, Boria RA, Radosavljevic A, Vilela B, Anderson RP (2015) SpThin: An R package for spatial thinning of species occurrence records for use in ecological niche models. Ecography 38:541-545. doi: https://doi.org/10.1111/ecog.01132 DOI: https://doi.org/10.1111/ecog.01132

Alvarez F, Morandi PS, Marimon-Junior BH, Exavier R, Araújo I, Mariano LH, Muller AO, Felpausch TR, Marimon BS (2022) Climate defined but not soil-restricted: the distribution of a Neotropical tree through space and time. Plant Soil 471:175-191. doi: https://doi.org/10.1007/s11104-021-05202-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s11104-021-05202-6

Alves RM, Abreu VA, Oliveira RP, Almeida JV, Oliveira MD, Silva SR, Paschoal AR, Almeida SS, Souza PA, Ferro JA, Miranda VF, Figueira A, Domingues DS, Varani AM (2024) Genomic decoding of Theobroma grandiflorum (cupuassu) at chromosomal scale: Evolutionary insights for horticultural innovation. GigaScience 13:giae027. doi: https://doi.org/10.1093/gigascience/giae027 DOI: https://doi.org/10.1093/gigascience/giae027

Andrade AFA, Velazco SJE, Marco Júnior P (2020) ENMTML: An R package for a straightforward construction of complex ecological niche models. Environmental Modelling & Software 125:104615. doi: https://doi.org/10.1016/j.envsoft.2019.104615 DOI: https://doi.org/10.1016/j.envsoft.2019.104615

Araújo MS, Chaves SF, Pereira GR, Guimarães MH, Alves AK, Dias LAS, Souza CAS, Aguilar MA (2024) Multi-trait selection for nutritional and physiological quality of cacao genotypes in irrigated and non-irrigated environments. Scientific Reports 14:6368. doi: https://doi.org/10.1038/s41598-024-56556-7 DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-024-56556-7

Artaxo P, Hansson HC, Machado LAT, Rizzo LV (2022) Tropical forests are crucial in regulating the climate on Earth. PLOS Climate 1:e0000054. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pclm.0000054 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pclm.0000054

Bezerra JDA, Corrêa RF, Sanches EA, Lamarão CV, Stringheta PC, Martins E, Campelo PH (2024) “Cupuaçu” (Theobroma grandiflorum): A brief review on chemical and technological potential of this Amazonian fruit. Food Chemistry Advances 5:100747. doi: https://doi.org/10.1016/j.focha.2024.100747 DOI: https://doi.org/10.1016/j.focha.2024.100747

Bossa-Castro AM, Colli-Silva M, Pirani JR, Whitlock BA, Morales Mancera LT, Contreras-Ortiz N, Richardson JE (2024) A phylogenetic framework to study desirable traits in the wild relatives of Theobroma cacao (Malvaceae). Journal of Systematics and Evolution 62:963-978. doi: https://doi.org/10.1111/jse.13045 DOI: https://doi.org/10.1111/jse.13045

Campos EV, Pereira ADE, Aleksieienko I, Carmo GC, Gohari G, Santaella C, Fraceto LF, Oliveira HC (2023) Encapsulated plant growth regulators and associative microorganisms: Nature-based solutions to mitigate the effects of climate change on plants. Plant Science 331:111688. doi: https://doi.org/10.1016/j.plantsci.2023.111688 DOI: https://doi.org/10.1016/j.plantsci.2023.111688

Ceccarelli V, Fremout T, Chavez E, Argüello D, Solórzano RGL (2024) Vulnerability to climate change of cultivated and wild cacao in Ecuador. Climatic Change 177:103. doi: https://doi.org/10.1007/s10584-024-03756-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10584-024-03756-9

Centro de Referência em Informação Ambiental — CRIA (2023) Projeto speciesLink network. [http://splink.cria.org.br] Accessed 29 April 2023

Cilas C, Bastide P (2020) Challenges to Cocoa Production in the Face of Climate Change and the Spread of Pests and Diseases. Agronomy 10:1232. doi: https://doi.org/10.3390/agronomy10091232 DOI: https://doi.org/10.3390/agronomy10091232

Clement CR, Levis C, Oliveira JC, Fausto C, Santos MG, Baniwa FF, Mehinaku M, Wajãpi A, Wajãpi R, Maia GS (2021) Naturalness Is in the Eye of the Beholder. Frontiers in Forests and Global Change 4:800294. doi: https://doi.org/10.3389/ffgc.2021.800294 DOI: https://doi.org/10.3389/ffgc.2021.800294

Colli-Silva M, Richardson JE, Figueira A, Pirani JR (2024) Human influence on the distribution of cacao: insights from remote sensing and biogeography. Biodiversity and Conservation 33:1009-1025. doi: https://doi.org/10.1007/s10531-023-02777-7 DOI: https://doi.org/10.1007/s10531-023-02777-7

Contreras-Cornejo HA, Schmoll M, Esquivel-Ayala BA, González-Esquivel CE, Rocha-Ramírez V, Larsen J (2024) Abiotic plant stress mitigation by Trichoderma species. Soil Ecology Letters 6:240240. doi: https://doi.org/10.1007/s42832-024-0240-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s42832-024-0240-8

Cordeiro AL, Tomaz JS, Bezerra CS, Meneses CHSG, Aguiar AV, Wrege MS, Ramos SLF, Fraxe TJP, Lopes MTG (2023) Prediction of the geographic distribution and conservation of Amazonian Palm trees Astrocaryum acaule MART. and Astrocaryum aculeatum MART. Revista Árvore 47:e4719. doi: https://doi.org/10.1590/1806-908820230000019 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-908820230000019

Fick SE, Hijmans RJ (2017) WorldClim 2: New 1 km spatial resolution climate surfaces for global land areas. International Journal of Climatology 37:4302-4315. doi: https://doi.org/10.1002/joc.5086 DOI: https://doi.org/10.1002/joc.5086

Global biodiversity information facility — GBIF (2024) Occurrence Data Download. [https://www.gbif.org] Accessed 29 August 2024

Gomes LM, Bezerra CDS, Aguiar AVD, Wrege MS, Lopes MTG (2022) Prediction of the natural distribution and conservation of Urena lobata L. in Brazil. Pesquisa Agropecuária Tropical 52:e72594 doi: https://doi.org/10.1590/1983-40632022v5272594 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-40632022v5272594

Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) (2021) Climate change: the physical science basis. [https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/]. Accessed: March 28, 2024 DOI: https://doi.org/10.1017/9781009157896

Jaramillo MA, Reyes-Palencia J, Jiménez P (2024) Floral biology and flower visitors of cocoa (Theobroma cacao L.) in the upper Magdalena Valley, Colombia. Flora 313:152480. doi: https://doi.org/10.1016/j.flora.2024.152480 DOI: https://doi.org/10.1016/j.flora.2024.152480

Khoury CK, Brush S, Costich DE, Curry HA, Haan S, Engels JM, Thormann I (2022) Crop genetic erosion: understanding and responding to loss of crop diversity. New Phytologist 233:84-118. doi: https://doi.org/10.1111/nph.17733 DOI: https://doi.org/10.1111/nph.17733

Lahive F, Hadley P, Daymond AJ (2019) The physiological responses of cacao to the environment and the implications for climate change resilience: A review. Agronomy for Sustainable Development 39:1-22. doi: https://doi.org/10.1007/s13593-018-0552-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s13593-018-0552-0

Lahlali R, Taoussi M, Laasli S, Gachara G, Ezzouggari R, Belabess Z, Aberkani K, Assouguem A, Meddich A, El Jarroudi M, Barka EA (2024) Effects of climate change on plant pathogens and host-pathogen interactions. Crop and Environment 3:159-170. doi: https://doi.org/10.1016/j.crope.2024.05.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.crope.2024.05.003

Lan Z, Hui Liang L, Hong Xiang Z, Yan Feng C, Lingwei Z, Kudusi K, Taxmamat D, Yuanming Z (2022) Potential distribution of three types of ephemeral plants under climate changes. Frontiers in Plant Science 13:1035684. doi: https://doi.org/10.3389/fpls.2022.1035684 DOI: https://doi.org/10.3389/fpls.2022.1035684

Levis C, Flores BM, Campos-Silva JV, Peroni N, Staal A, Padgurschi MC, Clement CR (2024) Contributions of human cultures to biodiversity and ecosystem conservation. Nature Ecology & Evolution 8:866-879. doi: https://doi.org/10.1038/s41559-024-02356-1 DOI: https://doi.org/10.1038/s41559-024-02356-1

Marmion M, Parviainen M, Luoto M, Heikkinen RK, Thuiller W (2009) Evaluation of consensus methods in predictive species distribution modelling. Diversity and Distributions 15:59-69. doi: https://doi.org/10.1111/j.1472-4642.2008.00491.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1472-4642.2008.00491.x

Mathur M, Mathur P, Purohit H (2023) Ecological niche modelling of a critically endangered species Commiphora wightii (Arn.) Bhandari using bioclimatic and non-bioclimatic variables. Ecological Processes 12:1-30. doi: https://doi.org/10.1186/s13717-023-00423-2 DOI: https://doi.org/10.1186/s13717-023-00423-2

Molloy SW, Davis RA, Van Etten EJB (2014) Species distribution modelling using bioclimatic variables to determine the impacts of a changing climate on the western ringtail possum (Pseudocheirus occidentalis; Pseudocheiridae). Environmental Conservation 41:176-186. doi: https://doi.org/10.1017/S0376892913000337 DOI: https://doi.org/10.1017/S0376892913000337

Nieves-Orduña HE, Müller M, Krutovsky KV, Gailing O (2021) Geographic patterns of genetic variation among cacao (Theobroma cacao L.) populations based on chloroplast markers. Diversity 13:249. doi: https://doi.org/10.3390/d13060249 DOI: https://doi.org/10.3390/d13060249

Nousias O, Zheng J, Li T, Meinhardt LW, Bailey B, Gutierrez O, Baruah IK, Cohen SP, Zhang D, Yin Y (2024) Three de novo assembled wild cacao genomes from the Upper Amazon. Scientific Data 11:1-9. doi: https://doi.org/10.1038/s41597-024-03215-1 DOI: https://doi.org/10.1038/s41597-024-03215-1

Oduro KA, Obeng EA, Abukari H, Guuroh RT, Andoh J, Mensah ES, Louman B (2024) Local communities’ adaptation strategies for reducing vulnerabilities to climate change in cocoa-forest dominated landscapes in Ghana. GeoJournal 89:61. doi: https://doi.org/10.1007/s10708-024-11052-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s10708-024-11052-3

Reflora Herbário Virtual (2023) [https://reflora.jbrj.gov.br/reflora/herbario] Accessed: March 28, 2024

Rosa JS, Moreira PIO, Carvalho AV, Freitas-Silva O (2024) Cupuassu fruit, a non-timber forest product in sustainable bioeconomy of the Amazon – A mini Review. Processes 12:1353. doi: https://doi.org/10.3390/pr12071353 DOI: https://doi.org/10.3390/pr12071353

RSTUDIO (2024) Undelete and data recovery software. Software livre de ambiente de desenvolvimento integrado para R para análises estatísticas. R version 3.4.1, obtained in: Jan. 8, 2024. Boston, 2024. [https://www.rstudio.com/] Accessed 29 April 2024

Sánchez-Fernández D, Abellán P, Picazo F, Millán A, Ribera I, Lobo JM (2013) Do protected areas represent species' optimal climatic conditions? A test using Iberian water beetles. Diversity and Distributions 19:1407-1417. doi: https://doi.org/10.1111/ddi.12104 DOI: https://doi.org/10.1111/ddi.12104

Shanley P, Clement CR, URANO, JE (2016) Amazonian fruits: how farmers nurture nutritional diversity on farm and in the forest. In: Tropical fruit tree diversity. Routledge, pp. 191-204.

Silva CV, Salimo ZM, Souza TA, Reyes DE, Bassicheto MC, Medeiros LS, Sartim MA, Carvalho JC, Gonçalves JFC, Monteiro WM, Tavares JF, Melo GC, Da Silva FM, Bataglion GA, Koolen HH (2024) Cupuaçu (Theobroma grandiflorum): A Multifunctional Amazonian Fruit with Extensive Benefits. Food Research International 192:114729. doi: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2024.114729

Silva CV, Salimo ZM, Souza TA, Reyes DE, Bassicheto MC, Medeiros LS, Koolen HH (2024) Cupuaçu (Theobroma grandiflorum): A multifunctional Amazonian fruit with extensive benefits. Food Research International 192:114729. doi: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2024.114729 DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2024.114729

Sthapit B, Lamers HAH, Rao VR, Bailey A (Org.) (2016) Tropical fruit tree diversity - good practices for in situ and on-farm conservation. 1ª ed. Oxon, UK: EarthScan/Routledge & Bioversity International, pp. 147-160. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315758459

Sultan B, Defrance D, Iizumi T (2019) Evidence of crop production losses in West Africa due to historical global warming in two crop models. Scientific Reports 9:12834. doi: https://doi.org/10.1038/s41598-019-49167-0 DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-019-49167-0

Tomaz JS, Bezerra CS, Aguiar AV, Wrege MS, Lopes MTG (2022) Prediction of the natural distribution, habitat and conservation of Stryphnodendron pulcherrimum (Willd.) Hochr. in response to global climate change. Pesquisa Agropecuária Tropical 52:e72422. doi: https://doi.org/10.1590/1983-40632022v5272422 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-40632022v5272422

Velazco SJE, Galvão F, Villalobos F, Marco Júnior PD (2017) Using worldwide edaphic data to model plant species niches: An assessment at a continental extent. PLoS ONE 12:e0186025. doi: https://doi.org/10.1371/jour nal.pone.0186025 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0186025

World Soil Information (ISRIC) (2024) SoilGrids — global gridded soil information. [https://www.isric.org/explore/soilgrids] Accessed 29 July 2024.

Zou H, Chen B, Zhang B, Zhou X, Zhang X, Zhang X, Wang J (2023) Conservation planning for the endemic and endangered medicinal plants under the climate change and human disturbance: A case study of Gentiana manshurica in China. Frontiers in Plant Science 14:1184556. doi: https://doi.org/10.3389/fpls.2023.1184556 DOI: https://doi.org/10.3389/fpls.2023.1184556

Downloads

Publicado

22/09/2025

Como Citar

Leal Magalhães, L. . ., Souza Tomaz, J., de Souza Bezerra, C., Gomes Lopes, M. T., Lopes, R., Freitas de Souza, S., Salvino Gadelha Meneses, C. H. ., Virginia de Aguiar, A., Vieira Capucho, H. L. ., & Ferreyra Ramos, S. L. (2025). Climate Change Threatens the Geographic Distribution of Cupuaçu More Than Cacao: Insights from Ecological Modeling in Brazil. Ethnobiology and Conservation, 14. https://doi.org/10.15451/ec2025-09-14.31-1-18

Edição

Seção

Original research article